Série: Ainda que 5

5.  Ainda que minha mente e minha força enfraqueçam, Deus é a minha segurança” (Sl 73.26)
Esta passagem me faz lembrar o profeta Jeremias que diz: “Não se glorie  o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra...” (Jr 9.23-24).
O homem tem a tendência de se gloriar, de confiar, de depositar sua firmeza e sua segurança nestas coisas: a. na sua força... b. na sua sabedoria... c. nas suas riquezas. Há um alerta da parte de Deus! Não ponha seu coração, sua confiança e sua segurança nisso.
O homem é forte, pensa poder conseguir com a força de seu braço, sua coragem, qualquer coisa. Basta cair de cama em face a uma enfermidade crônica que a força se esvaiu. Onde está sua força em que você depositava sua segurança?
O homem por curioso que é, vai perscrutando os mistérios do universo. Criando teorias, definindo e descobrindo leis. O conhecimento e a sabedoria... ou nas palavras do salmista: a mente, ela não consegue gerar a verdadeira segurança para vida. O homem entra em desespero quando não consegue com suas informações, sua pós nisso ou naquilo, equacionar as crises que o envolvem.
O homem também se faz seguro em suas riquezas. O poder do contra-cheque é uma realidade na sociedade que vivemos. As pessoas são vistas e aceitas pelo que tem e não pelo que são. Ser é maior que ter. Mas na sociedade sem Deus, não importa outra coisa senão o ter. Você é o que você tem. Quando faltam as riquezas, o mundo vira de cabeça pra baixo, há uma crise econômica mundial e os recursos somem... onde foi parar esta segurança?
Lida a consonância entre o salmista e Jeremias. Não serão outras coisas, mas a confiança em Deus o meu sustento: Ainda que minha mente e minha força fraquejarem, o Senhor é o sustento da minha vida! Nele os meus pés não vacilam. Nele os mistérios são desvendados. Nele não há vacilo.
Entre os 1198 capítulos da Bíblia, o capítulo central está nos Salmos. Entre o menor dos Salmos – o Sl 117 e o maior dos Salmos – o Sl 119. O Salmo 118 é o capítulo central entre os capítulos de toda b´bilia. O verso chave deste capítulo não poderia aludir outra coisa senão isso: “Melhor é buscar refugio no Senhor do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes” (v.8-9).
Onde você está buscando refúgio e segurança. “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre” (Sl 125.1)
Carlos Jr